E. M. Profª Ruth dos Reis
Aluno(a):________________________________________ Nº ______ Ano: 6º  Turma:                        

Data: ___/___/2020                       Disciplina: Redação         Profª               Nota:


Olá meninos e meninas. A atividade da semana é sobre fábulas.
Tenho certeza que vocês já conhecem alguma.

O que é uma fábula?
È um tipo de história curta, cujos personagens são quase sempre animais, e que ensina como agir de acordo com o bom senso e como sair bem nas situações difíceis da vida.

O alce e os lobos

 A água do lago estava tão limpa que refletia as imagens da floresta como um espelho. Todos os animais que foram beber água viram suas imagens refletidas no lago. O urso e seu filhote pararam admirados, mas foram embora. E assim passou pelo lago uma porção de animais.
Até que chegou um bando de alces que se espalhou pelas margens. Um deles abaixou a cabeça para beber e parou e parou, olhando para os seus chifres:
 - Que lindo par de galhos! Que maravilha é a minha imagem, com esta bonita cabeça!
 De repente, observando as próprias pernas, compridas e finas, ficou desapontado e disse:
 - Nunca tinha reparado, nas minhas pernas. Como são feias! Elas estragam toda a minha beleza!
 Enquanto examinava sua imagem refletida no lago, o alce não percebera a aproximação de um bando de lobos ferozes que afugentara todos os seus companheiros.
 Quando finalmente se deu conta do perigo, o alce correu assustado para o mato. Mas, enquanto corria, seus chifres se embaraçavam nos galhos, deixando-o quase ao alcance dos lobos.
Por fim o alce conseguiu escapar dos perseguidores, graças às suas pernas, finas e ligeiras. Ao perceber que já estava a salvo, o alce exclamou aliviado:
- Que susto! Os meus chifres são lindos, mas quase me fizeram morrer! Se não fossem as minhas pernas...

Moral: "Não devemos valorizar só o que é bonito, sem valorizar o que é útil."
Fábula de La Fontaine

Agora é a sua vez. Escreva uma fábula que tenha dois personagens e seja narrada, ou seja, que conte o acontecimento como se tivesse visto o que aconteceu.  

Você tem 4 opções de morais para escolher qual se encaixa no seu texto e você deverá usá-la no final. Uma dica leia as morais primeiro, isso te ajudará a escrever seu texto ( fábula).



1- Moral: O feitiço virou contra o feiticeiro
Pode ser usada para contar uma fábula em que uma personagem recebeu de volta uma maldade que tentou fazer a outro.

2- Moral: Ás vezes, o fraco pode ser de ajuda ao forte.
Pode ser usada em uma fábula que tenha uma personagem fisicamente frágil, que consegue ajudar uma personagem forte.

3- Moral: Em vez de invejar os talentos dos outros, aproveite o seu ao máximo.
Pode ser usada em uma fábula que tenha uma personagem infeliz por querer ser o que não é esquecendo-se de suas próprias qualidades.

4- Moral: Os mentirosos podem falar à verdade que ninguém acredita.
Pode ser usado em uma fábula cuja personagem conta mentiras o tempo todo e, um dia, quando resolve dizer a verdade ninguém acredita.


DATA DE ENTREGA: 13/05/2020 HORÁRIO: DAS 10h  ÁS 16h,
LOCAL: ESCOLA RUTH DOS REIS
ESCREVA EM FOLHA SEPARADA SOMENTE A FÁBULA QUE VOCÊ IRÁ PRODUZIR.
NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NOME, NÚMERO, SÉRIE E O NOME DO PROFESSOR.