Educação - Adolfo-SP
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Prof Rejane
Mensagens : 99
Data de inscrição : 15/04/2020

Professora Rejane - Língua Portuguesa - 8º ano B Empty Professora Rejane - Língua Portuguesa - 8º ano B

Seg Abr 27, 2020 3:39 pm
Entenda a diferença entre frase e oração

Para quem está estudando português, algumas definições podem ser um pouco confusas, não é mesmo? Isso acontece, por exemplo, com a distinção entre frase e oração.
E olha que ainda tem o tal do período para confundir ainda mais a cabeça dos estudantes, certo?
Então, para não restar mais dúvidas sobre esse assunto, a seguir vamos discutir a diferença entre frase e oração. Confira!

O que é frase?

Para você entender o que é frase, vamos pensar em uma situação em que você esteja precisando de ajuda. Se for algo urgente, provavelmente você só conseguirá dizer “Socorro!”, certo?
Dessa forma, apenas com uma palavra você consegue expressar tudo o que precisa e dá sentido completo para a sua mensagem. Isso é o que chamamos de frase.
Ou seja, a frase é um enunciado que, em uma situação sociocomunicativa, apresenta sentido completo e transmite uma mensagem.
Isso quer dizer que as frases são sempre curtas? Não! Elas podem ter uma palavra ou várias e podem ou não apresentar um verbo.
Veja os exemplos:
• “Silêncio!”
• “Que dia lindo!”
• “Minha amiga me visitou semana passada.”
• “A turma fez uma bela apresentação, mas não atingiu a duração esperada.”
Todos os exemplos acima se tratam de uma frase porque são capazes de passar uma mensagem com sentido completo.

O que é oração?

Agora, para entender a oração, podemos também utilizar o contexto de alguém precisando de ajuda. Nesse caso, se a pessoa falar apenas “Socorro!” não se trata de uma oração, mas, se ela falar “Preciso de ajuda para sair daqui”, é uma oração.
Isso acontece devido à presença de verbo na frase. Ou seja, a oração é um enunciado que deve, obrigatoriamente, apresentar um verbo ou uma locução verbal em sua composição.  

Confira alguns exemplos:

• “Na semana passada, houve uma reunião com os funcionários.”
• “Corra!”
• “Os funcionários fizeram um curso no mês passado.”
• “Ainda estou lendo aquela revista sobre a Amazônia.”

Como todas as frases acima apresentam verbo ou locução verbal, elas também são classificadas como oração.
O que é período?
Para você não ficar com dúvida sobre o que é período, vamos te explicar um pouco sobre ele também!
O período é uma unidade semântica formada por uma ou mais orações, contendo sentido completo. Ele pode ser classificado como período simples se tiver apenas uma oração, ou como período composto, se tiver duas ou mais orações.

Veja na prática:

• “As meninas estudaram muito ontem.”
• “Quero aquele livro para presentear minha namorada.”
• “Alice chegou, comeu e dormiu.”
• “Embora ela fosse estudiosa, não conseguiu uma nota boa na prova.”

E atenção para a dica: se você quiser saber quantas orações tem em um período, basta contar a quantidade de verbos ou locuções verbais que ele apresenta.
Resumindo: qual a diferença entre frase e oração?
Para deixar ainda mais simples entender a diferença entre frase e oração, preste atenção a seguir!
Frase é um enunciado de sentido completo que pode ou não apresentar verbo. Já a oração é um enunciado que, necessariamente, apresenta um verbo ou uma locução verbal. E, por fim, o período é a organização da frase em uma ou mais orações.
Então, podemos pensar que nem toda frase é uma oração, mas toda oração sempre será uma frase.




Exercícios com frase, oração.

1. Analise as frases seguintes e identifique as que também são orações:

a) Parabéns por tudo.
b) Que comportamento agressivo!
c) Será que ele vem hoje?
d) Eu quero!
e) Agora, por favor!
f) Nem pense nisso.

2. Leia o texto e responda o que se pede:

COMEU

Ela comeu meu coração
Trincou
Mordeu
Mastigou
Engoliu
Comeu
O meu
Ela comeu meu coração
Mascou
Moeu
Triturou
Deglutiu
Comeu
O meu
(...)
                                      (Caetano Veloso)

a)De que forma é estruturado esse texto?
(   ) parágrafos          (   ) versos            

b) Sobre o que trata o texto?
_________________________________________________________

c) As palavras que compõem o texto estão no seu sentido real ou em sentido figurado? Por quê?
______________________________________________________________

d) Quantos e quais são os verbos que aparecem no texto?
____________________________________________________________

e) Quantas orações há nesse texto?
____________________________________________________________

3) Numere:
( 1 ) FRASE NOMINAL     ( 2 ) FRASE VERBAL (ORAÇÃO)


a) (     ) Que bela paisagem!  
b) (     ) Bom dia!    
c) (     ) Coma devagar!
d) (     ) Durma bem!
e) (     ) Não insistirei mais.          
f) (     ) Cumpriremos nossa promessa.
g) (     ) Mais diálogo, senhores educadores!  
h) (     ) Não saia sem agasalho!            
i) (     ) Que turma unida e confiante!
j) (     ) Quando você esteve lá?

Leia: Professora Rejane - Língua Portuguesa - 8º ano B Tira-Niquel-Nausea


“Níquel Náusea – Tédio no chiqueiro”. São Paulo: Devir, 2006, p.32.

4- Observe com atenção o segundo quadrinho da tira. Em seguida, identifique a alternativa que contém uma oração:

(     ) “Nossa!!”
(     ) “Que mau-humor!!”
(     ) “Você precisa dormir um pouco!”

5-Há quantas orações no último quadrinho da tira?

(     ) uma oração.
(     ) duas orações.
(     ) três orações.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos